quarta-feira, 15 de julho de 2020

IMPORTÂNCIA DOS CONCEITOS GEOGRÁFICOS

O principal objetivo do ensino de Geografia, na escola básica é a formação do pensamento espacial nos alunos. Esse pensamento é um instrumento potencializador de transformação da realidade e de construção de sua cidadania.
Qual o papel do professor nesse processo?
Cabe ao professor propiciar os elementos teóricos para desenvolver consciência da espacialidade das coisas, dos fenômenos, dos processos, enquanto integrantes da prática social.
Qual o caminho teórico-metodológico a seguir?
Para se desenvolver um pensamento espacial é necessário, obviamente, construir a noção de espacialidade. Para tanto, além de explorar a leitura cartográfica, em que o professor deve buscar ao máximo desenvolver as relações espaciais topológicas, projetivas e euclidianas, ou seja, o espaço vivido, percebido e concebido do aluno, também é necessária a formação de conceitos geográficos, tais como território, região, lugar e paisagem.
Essa formação dos conceitos geográficos se dará por meio dos conteúdos geográficos. Isso porque, segundo o psicólogo Lev Vygotsky, o conceito não se forma na cabeça da criança quando lhe é ensinado. Ele é elaborado à medida que os alunos o constroem.
As recentes pesquisas no ensino de Geografia vêm alertando para o fato de que a formação de conceitos geográficos são os instrumentalizadores do pensamento espacial, cabendo ao professor o papel de explorá-los em sala de aula.
Fonte:https://educador.brasilescola.uol.com.br/estrategias-ensino/a-formacao-conceitos-geograficos-no-ensino-geografia

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