segunda-feira, 11 de maio de 2015

Estudante de Matemática faz doutorado no Impa antes de terminar a graduação

Alan Anderson Pereira tem 22 anos, é natural da cidade de União dos Palmares e sempre foi destaque na área


Diferentemente da maioria dos estudantes, ele sempre gostou de cálculo e desde cedo tinha um fascínio todo especial pela matemática; tinha como hobby ler livros relativos a matéria e uma das suas atividades preferidas era resolver exercícios de cálculo. Alan Anderson Pereira, 22 anos, é natural da cidade de União dos Palmares, está no 7º período do curso de Matemática da Universidade Federal de Alagoas e recentemente foi destaque no jornal Folha de São Paulo como um dos jovens que estão se destacando no ensino de matemática no Brasil. 
Mesmo ainda estando na graduação, Alan já terminou mestrado e atualmente faz doutorado no Instituto Nacional de Matemática Prura e Aplicada (Impa) no Rio de Janeiro. Integrar jovens para fazer pós antes mesmo de terminar a graduação é uma estratégia incomum adotada pelo Impa. Quase sempre, o Instituto busca alunos que tem destaque em Olimpíadas de matemática. 
O Impa é um lugar que te induz de mil formas a estudar matemática e como a matéria é uma das coisas que mais gosto, a experiência tem sido muito boa”, destaca Alan que está no Instituto desde 2012. 
O jovem já participou de 14 Olímpiadas: cinco Olimpíadas Alagoanas de Matemática (OAM) onde conquistou duas medalhas de ouro, uma de prata e duas de bronze; três Olimpíadas Brasileiras de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP); ganhou duas medalhas de ouro e uma de prata; além de seis Olímpiadas Brasileiras de Matemática (OBM), conquistando uma medalha de bronze.

FONTERosiane Martins - estudante de Jornalismo