segunda-feira, 9 de novembro de 2015

A MATEMÁTICA NO COTIDIANO

TURMA: 1º ANO DO ENSINO MÉDIO

INTRODUÇÃO

Sabemos que o Brasil está passando por uma crise que envolve os setores econômicos e políticos. As consequências dessa crise afeta a sociedade de maneira geral, seja nos constantes aumentos dos preços de combustíveis, ou no aumento de itens essenciais como a energia elétrica e a água. Além disso, o país também enfrenta diversos problemas sociais, como a mortalidade no trânsito e o grande números de jovens que perdem suas vidas antes de se tornarem adultos. Fatores como a desigualdade socioeconômica e a falta de acesso a uma educação básica de qualidade contribuem para números tão altos de violência contra jovens. No entanto, não podemos negar que nos últimos anos aumentou significativamente o número de pessoas que saíram da extremas pobreza.
Pensando em despertar vocês para esses problemas que estão afetando o Brasil, resolvemos criar uma webquest para que juntos possamos conhecer melhor os dados das situações citadas anteriormente. Para isso, será necessário que vocês pesquisem e façam um levantamento de dados estatísticos sobre os temas sugeridos, com o objetivo de compreender e apresentar esses dados por meio de tabelas e gráficos com o auxílio de uma planilha eletrônica.

Vamos começar nossas descobertas!?

TAREFAS

Criar tabelas e gráficos com os dados pesquisados.


PROCESSO

Grupo 1: percentual de aumento nos preços dos combustíveis a nível nacional

Ø  Pesquisar sobre os temas apresentados;
Ø  Tabular os dados pesquisados em uma planilha eletrônica;
Ø  Criar gráficos a partir dos resultados;
Ø  Apresentar a produção.

Grupo 2: percentual de aumento na energia

Ø  Pesquisar sobre os temas apresentados;
Ø  Tabular os dados pesquisados em uma planilha eletrônica;
Ø  Criar gráficos a partir dos resultados;
Ø  Apresentar a produção.

Grupo 3: percentual de aumento no preço da água a nível municipal

Ø  Pesquisar sobre os temas apresentados;
Ø  Tabular os dados pesquisados em uma planilha eletrônica;
Ø  Criar gráficos a partir dos resultados;
Ø  Apresentar a produção.

Grupo 4: percentual de mortalidade no trânsito a nível estadual

Ø  Pesquisar sobre os temas apresentados;
Ø  Tabular os dados pesquisados em uma planilha eletrônica;
Ø  Criar gráficos a partir dos resultados;
Ø  Apresentar a produção.

Grupo 5: Quantitativo de pessoas que saíram da extrema pobreza com os programas sociais do governo federal

Ø  Pesquisar sobre os temas apresentados;
Ø  Tabular os dados pesquisados em uma planilha eletrônica;
Ø  Criar gráficos a partir dos resultados;
Ø  Apresentar a produção.

Grupo 6: Quantitativo de mortes de jovens menores e 18 anos.

Ø  Pesquisar sobre os temas apresentados;
Ø  Tabular os dados pesquisados em uma planilha eletrônica;
Ø  Criar gráficos a partir dos resultados;
Ø  Apresentar a produção.

RECURSOS

Grupo 1







Grupo 2



Grupo 3



Grupo 4


Grupo 5




Grupo 6

http://www1.folha.uol.com.br/cotidiano/2015/06/1649320-brasil-tem-103-adolescentes-de-16-e-17-anos-mortos-por-dia-aponta-estudo.shtml





ORIENTAÇÕES

·         Cada grupo deve pesquisar apenas sobre o tema proposto para seu grupo;
·         Leia atentamente o processo para realização da tarefa;

·         Procurem realizar a tarefa com atenção, auxiliando e colaborando com os colegas de grupo.