quinta-feira, 24 de abril de 2014

Aprovados no concurso da Educação (Alagoas) serão convocados no início de maio



O processo para a nomeação dos 1.094 aprovados no número de vagas está em andamento encontra-se no Gabinete Civil. Todos os atos estão sendo validados pela Procuradoria Geral do Estado. A partir do dia 5 de maio serão iniciadas as convocações por meio de publicação no Diário Oficial do Estado.
Após esse ato, os convocados terão um prazo de 30 dias para se apresentar e ser empossado.
No concurso público da Educação, cujas provas foram realizadas em 12 de janeiro de 2014, foram ofertadas 1.745 vagas (1.730 para professor e 15 para secretário escolar). No entanto, dentro do número de vagas ofertadas, foram aprovadas apenas 1.094 pessoas.
Em cinco disciplinas (História, Geografia, Português, Educação Física e Didática), o número de aprovados foi acima do número de vagas ofertadas. Neste caso, os aprovados dentro do número de vagas serão chamados imediatamente seguindo a ordem de classificação. Os demais aprovados ficarão na reserva técnica, podendo ser chamados até o prazo da vigência do concurso, que é de quatro anos, conforme for a carência.
No entanto, nas demais disciplinas – especialmente na área de exatas – o número de aprovados não foi suficiente para preencher a quantidade de vagas ofertadas. Neste caso, para evitar que os alunos fiquem aulas destas disciplinas, a Secretaria de Estado da Educação vai contratar monitores.
“Não poderíamos deixar essas disciplinas sem professor porque isso prejudicaria o ano letivo. Por outro lado, em virtude do período eleitoral, não poderemos realizar um novo concurso; por isso realizamos uma nova seleção de monitores já que a última seleção vai vencer em novembro”, explicou a secretária da pasta, Josicleide Moura.
De acordo com os critérios expostos no edital do concurso, foram consideradas aprovadas as pessoas que:
a) obtiveram nota igual ou superior a 8,00 pontos na prova objetiva de Conhecimentos Básicos (P1);
b) obtiveram nota igual ou superior a 6,00 pontos na prova objetiva de Conhecimentos Complementares (P2);
c) obtiveram nota igual ou superior a 15,00 pontos na prova objetiva de Conhecimentos Específicos (P3);
d) obtiveram igual ou superior a 36,00 pontos no conjunto de todas as provas objetivas.